Atividades

A Biblioteca e as artes

    No interior da BESB, encontram-se expostas recriações 3D de obras de artistas diversos. Os trabalhos são da turma 9ºB e integram-se nos conteúdos referentes à Pintura, da disciplina de Educação Visual do 9º ano. Foram realizados com aproveitamento de materiais preferencialmente sustentáveis (caixas de papelão, jornais) e pintados com tintas acrílicas, na sua grande maioria, a que foram adicionados outros materiais, como pasta de modelar, lãs, tecidos, arame, objetos naturais...
    Os alunos tomaram como ponto de partida a obra bidimensional e criaram, a partir dela, uma reinvenção em formato tridimensional.

    Por sua vez, tem também trabalhos expostos na tela negra, no exterior da BESB, desenhos de monumentos do património local. Trabalhos esses da turma 9ºA e que se integram nos conteúdos referentes ao Património, da disciplina de Educação Visual do 9º ano. Foram realizados em papel cavalinho A3, inicialmente desenhados com grafite e posteriormente pintados com materiais diversos (lápis de cor, guache, aguarela, canetas de feltro). Na fase final, foram colados sobre um suporte de papelão e recortados pelo seu contorno exterior.
A docente Paula Ferreira

Escritor Alberto Serra

No dia 27 de Abril pelas 14:30 o escritor Alberto Serra transformou a Biblioteca Abel Varzim num espaço de "fantasia" com almofadas e mantas pelo chão, ao som de uma música relaxante. Foi neste ambiente original que o escritor apelou à capacidade dos alunos em sintonia com a imaginação, liberdade, criatividade, sensibilidade, incentivando-os à sua total entrega ao poder da expressão através da escrita numa folha em branco, na qual foram nascendo textos.

Esta atividade realizou-se no âmbito do Plano Anual da Biblioteca Abel Varzim e teve como tema “A Construção do Corpo – iniciação à escrita criativa”. Participaram duas turmas do 9º ano acompanhadas pela Professora de Português Helena Dias.

 Agradecemos desde já ao escritor Alberto Serra assim como ao Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares de Barcelos, por todo o apoio que nos tem prestado.

25 de abril

Em semana de comemoração do 25 de abril, no Agrupamento de Escolas de Barcelos, tal marco não foi deixado em branco. Assim, foi trabalhado nas mais diferentes áreas e vertentes este dia histórico

.

Concurso “Pequenos Grandes Poetas”

É um concurso destinado a todos os alunos das escolas do concelho de Barcelos no qual são incluídas duas modalidades: poema inédito e declamação. Cada escola seleciona os alunos que a vão representar num espetáculo, no dia 31 de março, às 21.00h, dirigido a toda  a comunidade, onde foram  entregues  prémios aos vencedores das duas modalidades.

A Escola Abel Varzim foi representada pelos seguintes alunos:

Luísa Carvalho, 6º A – Poema Inédito “A Internet”

Beatriz Silva e Diana Fernandes, 6º A – Poema “A amizade” – declamação

André Jesus 9ºA,  nº – Poema inédito ”Árvore da Vida” 

Semana da Leitura 2016/2017

Hoje dia 27 de Março, os alunos Bruna Silva e Paulo Costa, do Curso Profissional de Animação Sócio Cultural, caracterizaram-se de Luís de Camões e Fernando Pessoa, dando assim início à atividade, que a equipa da BESB intitulou: "Comecemos o dia a Ler".
A equipa de BESB, contou com a colaboração da docente Ermelinda Alves.
 

Parede da Leitura

No âmbito da comemoração da Semana da Leitura foi criada na Biblioteca Abel Varzim uma Parede onde vários alunos registaram os livros que mais gostaram de ler e que aconselhariam a um amigo, partilhando, desta forma, as suas leituras. Esta atividade decorreu de 13 a 31 de Março teve uma grande adesão por parte dos alunos. 

Versos à solta

No dia 28 de Março pelas 14:30 horas, no âmbito da “Semana Concelhia da Leitura”, realizou-se a declamação de poesia na rua direita da cidade de Barcelos, intitulada “Versos à Solta”. Esta atividade foi promovida pela Biblioteca Municipal de Barcelos e teve como objetivos trazer a poesia para a rua de forma arrojada permitindo uma maior aproximação e interação com o público, dando maior visibilidade e projeção a toda a iniciativa aproveitando o imenso potencial de comunicação que a rua tem”.  A Biblioteca da Escola Abel Varzim participou com 33 alunos dos 5º, 6º e 7º anos que tiveram a orientação das respetivas Professoras de Português. O feedback foi muito positivo.

Para quem tem um parafuso a mais

Alice: “Chapeleiro, você acha-me louca?”

Chapeleiro: “Você é louca, louquinha, tem um parafuso a mais! Mas vou contar-te um segredo: as melhores pessoas são assim.”

Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas (adaptado).

DESIGNAÇÃO DO PROJETO: PARA QUEM TEM UM PARAFUSO A MAIS

 

Compreendendo a necessidade de criar novas dinâmicas na Biblioteca escolar, o grupo de Filosofia criou o projecto Para quem tem um parafuso a mais.

Este projeto pretende desenvolver atividades que promovam nos alunos o hábito 

de frequentar a Biblioteca, de modo a despertar o prazer e o gosto pela leitura, cumprindo a sua função educativa e cultural. Pretende também criar oportunidades de promoção do ensino baseado na pesquisa e na procura de novos conhecimentos e, ainda, transformar a Biblioteca num local de leituras académicas e curriculares convergentes e divergentes ao estudo.

Exposição de Livros / Obras

No âmbito das diferentes disciplinas / áreas do saber (p. ex. Filosofia); Banda Desenhada; ilustração; obras temáticas e obras específicas das diferentes áreas do saber; outros;

Livro da Quinzena

A rubrica, “Livro da Quinzena” será realizada com a colaboração de professores e alunos convidados a expor um livro, que tenha sido de alguma forma marcante na sua vida pessoal ou profissional.

Dinâmicas de Leitura

Hora do leitor solidário: promover a partilha de leituras, convidando um aluno ou um professor para falar de um livro que o marcou.

Ler o mundo: fórum de debate e reflexão para os alunos a partir de livros.

Os escritores que nos enriquecem+: promover o contato direto do público leitor da escola com escritores.

Leituras: promover através da constituição de pequenos grupos formas diferentes de ler um livro; leitura branca, recreativa, interpretativa, informativa, dramatizada.

RESPONSÁVEIS: grupo de Filosofia / equipa da Biblioteca da Escola Secundária de Barcelos.

COLABORAÇÃO: departamentos curriculares; grupos disciplinares; professores; alunos; outros.

Definição de PAI

Pai que aos olhos da criança é herói

Pai que aos olhos do jovem é vilão

Pai que aos olhos do adulto é um amigo

Pai que aos olhos do velho é saudade

Quando eu te via como herói

Não sabia quase nada da vida

Sentia-me seguro ao seu lado

Eu só queria ser seu filho

Quando eu te vi como vilão

Pensava que já sabia tudo sobre a vida

Não queria protecção

Eu só queria ser herói

Quando eu te vi como amigo

Pude me dar conta dos erros cometidos

Foi quando realmente te conheci

Que entendi o sentido da vida

Quando me dei conta de sua falta

A idade já me havia alcançado

Você já não era mais herói, nem vilão

Nem amigo e nem solidão

Você virou soma de tudo aquilo que foi

De tudo aquilo que eu pensei que fosse

A síntese da vida que hoje eu vivo

A minha definição da palavra PAI!

Luís Alves

BESB

FEIRA DO LIVRO NA BIBLIOTECA DA ESCOLA ABEL VARZIM

Aproximar os alunos da leitura, assim como toda a comunidade escolar. Este é um dos objetivos que a Biblioteca da Escola Abel Varzim se propõe atingir através da organização da Feira do Livro, atividade que decorreu na semana de 13 a 17 de Março.

A Feira do Livro é mais que um evento cultural é o ponto de encontro de histórias que se cruzam nos corredores onde a literatura e os seus autores dão as boas-vindas aos folheiam sozinhos os seus livros.

Comemoração do dia Internacional da Mulher na Biblioteca da Escola Abel Varzim

O Dia Internacional da Mulher comemora-se no dia oito de março e é um símbolo de todos os desafios enfrentados por mulheres do mundo todo na busca por direitos e igualdade, além de servir como um alerta de que ainda há muito a ser feito.

Neste sentido a Professora de Francês Marília Pinho, em colaboração com a Biblioteca da Escola Abel Varzim realizou uma exposição de imagens alusivas ao tema.

Dia Internacional da Mulher

"Mesmo brava é linda. Mesmo alegre chora . Mesmo tímida comemora. Mesmo apaixonada, ignora.
Mesmo frágil é Poderosa". Autor desconhecido
BESB

Carnaval

Ainda agora o ano começou e o Carnaval já passou. Partilhamos aqui a passagem dele pela Biblioteca de Escola Secundária de Barcelos!

Agora é hora de voltar ao trabalho cheios de alegria para terminarem com garra as etapas que faltam.

S. Valentim

E mais um dia que não poderia ficar sem ser  relembrado e comemorado. O Dia do Patrono dos Namorados, São Valentim.

Queremos agradecer a todos os alunos que no dia 14 de fevereiro vieram à BESB não só participar, mas também solicitar a nossa ajuda para redação de pequenas cartas amorosas para trocarem com os seus pares.

Apesar de São Valentim ser o Patrono do dia dos Namorados não devem esquecer que Amizade é muito importante e valiosa e é também uma outra forma de "Amor".

Obrigada a todos que participaram.

Equipa da BESB

Também na Biblioteca da Escola Abel Varzim, se celebrou o dia do Amor e da Amizade com uma maravilhosa exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Formação – iniciação ao WORD E GOOGLE DRIVE

Nos dias de 8 e 9 de Fevereiro realizou-se uma  formação sobre Iniciação ao Word e Google Drive, com o objetivo de desenvolver aprendizagens da literacia digital, adquirir competências e habilidades necessárias para a realização dos trabalhos escolares utilizando as potencialidades do WORD como processador de texto e  as possibilidades de uso pedagógico do Google Drive em benefício do ensino aprendizagem. O público alvo foram os alunos dos 5º anos e a formação foi dirigida pela Professora Bibliotecária Isabel Nicolau que teve a colaboração dos Diretores de Turma.

Orçamento Participativo

 No âmbito do Orçamento Participativo das Escolas os alunos vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática

Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica. Para tal, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Barcelos realizou uma sessão de esclarecimento na Biblioteca da Escola Abel Varzim, no dia 31 de janeiro. As propostas serão apresentadas até ao final de fevereiro.

Palestra da Deputada Carla Cruz

No âmbito do projeto “Parlamento dos Jovens”, a Biblioteca da Escola Abel Varzim recebeu no dia 23 de Janeiro pelas 10:00, a Deputada da Assembleia da República, Carla Cruz, eleita pelo círculo eleitoral de Braga, pelo PCP. Esta deputada foi convidada pelos Professores do Departamento de História, para uma palestra / debate.

Perante uma plateia de 50 alunos eleitos para as listas do Parlamento Jovem a deputada forneceu alguns esclarecimentos sobre o funcionamento da Assembleia da República e sobre as funções dos deputados. Os alunos apresentaram algumas questões que foram respondidas de forma esclarecedora pela deputada.

Carla Cruz também respondeu a todas as perguntas no âmbito do tema deste ano “Combate ao Insucesso Escolar”.

1º de Dezembro 

Restauração da independência

No âmbito da comemoração do dia da Restauração da Independência, a Biblioteca da Escola Abel Varzim realizou uma atividade que consistiu no visionamento de um filme alusivo ao tema seguido de um debate com os alunos à cerca do mesmo.

A História do nosso pequeno país é muito vasta e cheia de reviravoltas e esta data foi assinada e marcada para os alunos do 8º ano de uma forma bem significativa. Portugal é mais do que os olhos alcançam e tem muito para descobrir.Pode escrever aqui...

ATO ELEITORAL PARA O PARLAMENTO JOVEM

No dia 13  de dezembro do corrente ano decorreu na Biblioteca da Escola Abel Varzim o ato eleitoral para o parlamento.

Esta atividade foi organizada pelo departamento de História do 3º ciclo e teve como objetivos educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses,  proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais, estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria, sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político, promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões.

É de salientar a participação, o empenho e entusiasmo de todos os alunos envolvidos, demonstrando que já há perceção do conceito “democracia”.

Palestra tráfico de seres humanos

No dia 7 de dezembro a convite da Biblioteca da escola Abel Varzim a Dra. Ana Rodrigues (OIKOS) realizou para os alunos do 9º ano uma ação de sensibilização sobre o tráfico de seres humanos, tráfico de órgãos e escravatura.

O tema sendo muito sensível é também muito atual e cativou de imediato a atenção da assembleia de estudantes. Pequenos pormenores que no quotidiano passam ao lado de qualquer um de nós são apenas indícios de que mais qualquer coisa se pode passar.

A OIKOS tem desenvolvido campanhas de sensibilização junto dos jovens sobre os mais variados aspetos.  Esta palestra foi mais uma atividade de excelente impacto.

Palestra com a Escritora Invisual Aida

A Biblioteca da EB 2,3 Abel Varzim em parceria com a professora Lúcia Escrivães convidou a escritora Aida (invisual) a realizar, para um grupo de alunos, o seu testemunho de vida.

No dia 29 Novembro os alunos dos 7ºC, 7ºD, 7ºE e 8ºB na biblioteca da escola foram presenteados com uma palestra de uma pessoa que apesar do seu handicap se torna uma pessoa ativa, autónoma, independente, produtiva e feliz.

A palestrante cativou os alunos e mostrou-lhes várias formas dos invisuais se orientarem, de verem as horas, de lerem, de escreverem e outros testemunhos na primeira pessoa.

A possibilidade de tocarem na escrita Braille e na maquina de escrever despertou tanto espanto e surpresa nos alunos que tomaram consciência da dificuldade da leitura/escrita do braille.

Exposição de Marcadores

A Professora Lúcia Escrivães responsável pelo gabinete do Ensino Especial em parceria com a Biblioteca da EB 2,3 Abel Varzim dinamizaram uma atividade que consistia na realização de marcadores de livros.

No entanto, o tema dos marcadores de livros era subordinado ao tema da pessoa com deficiência, comemorado a 3 de dezembro. Os marcadores teriam formato livre, mas sujeitos a este tema, e constituíram uma exposição final que decorreu na biblioteca de 28 novembro a 2 de dezembro.

Os alunos do 2º ciclo e alunos do ensino especial apresentaram trabalhos muito variados e muito interessantes que levaram os colegas mais velhos a procurar a biblioteca com curiosidade.

Exposição Rosa dos Ventos

Na semana de 7 a 14 de novembro decorreu na biblioteca da escola Abel Varzim, uma interessante exposição dedicada ao tema “Rosa dos Ventos”.

Os alunos do 7º ano a propósito da disciplina de Geografia e dos conteúdos sobre a orientação realizaram vários trabalhos de reconstrução livre da rosa dos ventos. Desses trabalhos resultou uma parceria da professora Paula Vieira com a Biblioteca e a exposição aconteceu.

A Biblioteca ficou muito colorida e cheia de S, N, SE, NE, O  … enfim trabalhos lindos.

Palestra Alimentação Saudável

 A equipa da Biblioteca da EB 2,3 Abel Varzim em parceria com os formandos e formadores do Curso Profissional de Auxiliares de Saúde, da Escola Secundária de Barcelos realizaram uma palestra subordinada ao tema: Alimentação Saudável e importância das leguminosas na alimentação.

A pertinência do tema e a juventude das palestrantes cativou de tal forma os alunos do 5º ano que a palestra tornou-se um verdadeiro sucesso.

Os temas foram abordados de forma clara recorrendo a uma linguagem adequada a estes alunos, despertando-lhes curiosidade, de tal forma que as questões foram surgindo naturalmente e a interação foi constante.

Halloween

Inspirados na comemoração do dia do Halloween os alunos do 5º e 6º ano estiveram muito empenhados nas aulas de inglês a decorar camisolas e t-shirts.

 

O tema, apesar de não ser muito consensual entre os portugueses é muito bem recebido pelos jovens. A prova disso mesmo foi o resultado final das t-shirts apresentadas. Muita imaginação, muita cor, muita diversidade alegrou (ou assustou) a exposição final que foi exibida na biblioteca da escola.

Desta vez não foi proposto nenhum concurso, mas … olha que havia camisolas bem fixes!

BUUUUUUUUUU

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

No dia 17 de outubro a Escola Abel Varzim celebrou o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza com a venda de pulseiras brancas contribuindo assim para a angariação de fundos para esta causa.

A erradicação da pobreza e da fome é um dos oito objetivos de desenvolvimento do milénio, definidos no ano de 2000 por 193 países membros das Nações Unidas e por várias organizações internacionais.

Neste dia dá-se voz aos pobres e unem-se esforços para acabar com a pobreza. O tema de 2016 é "Passando da humilhação e da exclusão para a participação: acabando com a pobreza em todas as suas formas".

Comemoração da Implantação da República

De 3 a 7 de Outubro, comemorou-se na biblioteca da Escola Abel Varzim o dia da Implantação da República. Para esta atividade foram convidados os alunos dos sextos e nonos anos acompanhados pelos professores de História. Da respetiva atividade constou uma exposição e um visionamento de um filme explicando o nascimento da república.

À Descoberta da Biblioteca Escolar

De 26 a 30 de Setembro as Professoras da Biblioteca Abel Varzim organizaram visitas guiadas à Biblioteca Escolar para todas as turmas do 5º ano de escolaridade, com o intuito de divulgar e dar a conhecer este espaço escolar.

As referidas turmas foram acompanhadas pelos os respetivos Diretores de Turma. Na visita às diferentes áreas foram  definidas regras de utilização das mesmas. No final da visita, todos os alunos receberam a ficha de inscrição para o cartão de leitor.

 Escritor António Mota

No âmbito do PAA, no dia 16 de Maio, pelas 15:00 horas, a Biblioteca da Escola Abel Varzim teve a honra de receber o escritor António Mota, com mais de cinco dezenas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura, o escritor partilhou com os alunos vivências, histórias, pontos de vista e impressões sobre personagens e enredos dos seus livros, mantendo os alunos interessados e bastante participativos.

 

Escritor Alberto Serra

 

 

No dia 12 de Maio pelas 15:00 Alberto Serra transformou a Biblioteca Abel Varzim num espaço de "fantasia" com copos e tangerinas, uma folha em branco e uma esferográfica. Foi neste ambiente original que o escritor apelou aos cinco sentidos de cada aluno em sintonia com a imaginação, liberdade, criatividade, sensibilidade, incentivando-os à sua total entrega ao poder da expressão através da escrita.

 

 

 

 

Exposição “União Europeia”

 

A exposição subordinada ao tema “União Europeia” esteve patente na Biblioteca Abel Varzim de 9 a 20 de Maio. Foi uma atividade aberta à comunidade escolar  e consistia numa mostra de cartazes e jogos alusivos ao tema, com o objetivo de dar a conhecer aos alunos o que é a União Europeia, implantação da moeda única - Euro, países integrantes, a globalização e o comércio internacional.

 

Esta iniciativa foi organizada pelos professores de Geografia do 3º ciclo com o apoio da equipa da Biblioteca Escolar.

 

Comemoração do dia do Patrono da Escola Abel Varzim

Dia 29 de Abril 

No 29 de abril, foi comemorado o dia do Patrono da Escola Abel Varzim. Este evento foi aberto à comunidade educativa e teve como finalidade a entrega de Diplomas de Quadro de Mérito e Excelência. A abertura da cerimónia ficou a cargo do Diretor do Agrupamento de Escolas de Barcelos, Professor Jorge Saleiro. Os presentes puderam assistir à declamação do poema vencedor do concurso “Os Pequenos Grandes Poetas” na modalidade de poema inédito intitulado “Saudade” e declamado pelas alunas Luísa Carvalho e Diana Fernandes, assim como,  à atuação dos alunos das turmas 5º B e 6º E, do ensino articulado, à atuação dos alunos do Professor de Educação Musical António Salvador e finalmente a Coordenadora de Estabelecimento, Professora Carminda Fonte convidou os Encarregados  de Educação a visitar a Biblioteca da Escola acompanhados pela Professora Bibliotecária Isabel Nicolau.

 

Comemoração do dia 25 de Abril de 1974

 

Entre os dias 22 de abril e 2 de maio, decorreram na biblioteca da escola Abel Varzim as comemorações do 42.º aniversário do 25 de abril de 1974.

A Professora de História Alice Gomes em colaboração com a equipa da biblioteca promoveu um conjunto de atividades que compreenderam uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos. Neste âmbito os alunos elaboraram um conjunto de jogos de tabuleiro baseados em jogos já conhecidos cujo tema foi o 25 de abril. Realizou-se uma exposição de fotografias, um cartaz que foi colocado na sala dos professores com a pergunta: “Onde estavas no dia 25 de abril de 1974?” e uma palestra sobre “A guerra colonial” que foi finalizada com a interpretação da canção “Grândola, Vila Morena”, de José Afonso. A referida palestra ficou a cargo do Presidente da Associação de Veteranos da Guerra Colonial, Dr. Augusto Freitas, do Vice-Presidente, Francisco Martins, do Tesoureiro João Gomes e do Ex-Combatente, Sr. Américo que também deixou o seu testemunho.

Comemoração do 90º aniversário da Rainha Isabel II de Inglaterra

 

A rainha Isabel II de Inglaterra comemorou no dia 21 de abril, o seu 90.º aniversário.

Para assinalar este evento o grupo de Professores de Inglês em colaboração com a Biblioteca da Escola Abel Varzim fizeram um cartaz com a questão “O que farias se fosses rainha por um dia?” 

Da Escola Básica 2,3 Abel Varzim foram apurados  para a final distrital do Concurso Nacional de Leitura os seguintes alunos:

João Pedro Mota, nº 14 – 7º C

Raquel Figueiredo, nº17 – 8º D

Maria Inês Mendanha, nº 14 – 9º A

O referido concurso teve lugar na Biblioteca Municipal de Barcelos no dia 22 de Abril de 2016.

Trata-se de uma iniciativa de promoção do livro e da leitura organizado em parceria com o Plano Nacional de Leitura, a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, a Rede de Bibliotecas Escolares, a RTP, o IP Camões e que conta com o apoio da Câmara de Barcelos.

 

 

ELOS E ELOS DE POEMAS

 No dia 14 de Março pelas 15:00 horas, no âmbito da “Semana Concelhia da Leitura”, realizou-se a declamação de poesia na rua direita da cidade de Barcelos, intitulada “Elos e elos de poemas”. Esta atividade foi proposta pela Biblioteca Municipal de Barcelos e teve como objetivos “trazer a poesia para a rua de forma arrojada permitindo uma maior aproximação e interação com o público, dando maior visibilidade e projeção a toda a iniciativa aproveitando o imenso potencial de comunicação que a rua tem”.

 A Escola Abel Varzim participou com 15 alunos e o Professor de português, Jorge Salgueiro, acompanhados pela Professora Bibliotecária, Isabel Nicolau. Foi a primeira vez que os alunos participaram nesta iniciativa e o feedback foi muito positivo.

 

 

 

Entre os dias 14 e 18 de Março, teve lugar na biblioteca da Escola Abel Varzim, uma Feira do Livro aberta a toda a comunidade educativa.

Parede da Leitura

 

No âmbito da comemoração da Semana da Leitura foi criada na Biblioteca Abel Varzim uma Parede onde vários alunos registaram os livros que mais gostaram de ler e que aconselhariam a um amigo, partilhando, desta forma, as suas leituras.

No dia 15 de Fevereiro de 2016, realizou-se na biblioteca da nossa escola uma palestra sobre o tema “ A 1ª Guerra Mundial”.

Esta atividade foi organizada pela Liga dos Combatentes de Braga e a Biblioteca.

Estiveram presentes O Presidente do Núcleo Coronel João Paulo Amado Vareta, o Secretário do Núcleo Tenente Coronel João Carlos Moutinho Mendonça, o 2º Vogal Dr. Manuel Teixeira e os alunos do 8º ano.

Foi orador desta palestra o Presidente Do núcleo Coronel João Paulo Vareta que falou sobre a 1ª guerra desde o início até ao final bem como da participação dos soldados portugueses.

 

Esta sessão foi acompanhada de uma exposição fotográfica relativa ao mesmo assunto.

Exposição de máscaras de carnaval

Com o objetivo de estimular a busca da memória coletiva no sentido de resgatar uma expressão cultural que vem se perdendo ao longo tempo assim como a dinamização da quadra carnavalesca junto da comunidade escolar, estará patente na Biblioteca da Escola Abel Varzim de 1 a 5 de fevereiro uma exposição de máscaras de Carnaval.

A iniciativa é da Professora de Educação Visual e Tecnológica, Júlia Almeida e os trabalhos apresentados são dos alunos das turmas 6º C, 6º D, 7º B e 7º tendo como objetivo promover a criatividade através do uso de materiais tão diversos, que se torna difícil enumerá-los. Podemos, contudo, garantir que a decoração das máscaras tem surpreendido, ano após ano, pois a junção de materiais, cores e texturas resulta em trabalhos cada vez mais elaborados e de melhor qualidade.

 

     

Formação no processador de texto WORD

De 18 a 21 de Janeiro realizou-se na Biblioteca da Escola Abel Varzim uma formação sobre o processador de texto Word. Esta formação teve como público alvo os alunos do 5º ano. Foi dirigida pela Professora Bibliotecária Isabel Nicolau. Os formandos aprenderam a escrever e formatar textos, inserir imagens, entre outras ferramentas do Word

 

Esta formação teve como objetivos desenvolver aprendizagens da literacia digital e adquirir competências e habilidades necessárias para as potencialidades do WORD como processador de texto.

ATO ELEITORAL PARA O PARLAMENTO JOVEM

 

No dia 13 de Janeiro decorreu o ato eleitoral, na biblioteca da Escola Abel Varzim.

Esta atividade foi organizada pelo departamento de História do 3º ciclo e teve como objetivos educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses, proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais, estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria, sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político, promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões.

É de salientar a participação, o empenho e entusiasmo de todos os alunos envolvidos, demonstrando que já a perceção do conceito “democracia”.

PARLAMENTO JOVEM

 O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades culminando com a realização de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de Deputados, designadamente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa. Todas as Escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do secundário são convidadas a participar.

    No passado dia 11 de Janeiro, na Biblioteca da Escola Abel Varzim decorreram a apresentação das listas, onde esteve presente o Deputado Domingos Pereira, a Vereadora do Pelouro da Educação, Doutora Armandina Saleiro, o Diretor do Agrupamento, Professor Jorge Saleiro e a Coordenadora de Estabelecimento, Professora Carminda Fonte, assim como os Professores do departamento de História do 3º ciclo.

    Os alunos mostraram-se muito interessados tendo participado ativamente na atividade.

Hoje a aula é na Biblioteca

Esta atividade tem com objetivo a promoção da Biblioteca Escolar, junto dos docentes das várias áreas disciplinares, divulgando o potencial dos seus recursos, no contexto do apoio ao desenvolvimento curricular.

Os alunos acedendo aos recursos da Biblioteca, realizam os trabalhos e resolvem os exercícios propostos pelos professores. Assim os professores procedem imediatamente à correção dos mesmos dando aos discentes o respetivo feedback em tempo real.

É de referir que as aulas dadas na Biblioteca têm cada vez mais êxito e contribuído para um maior sucesso no processo de ensino / aprendizagem.

 

Exposição de Postais de Natal

 

Na última semana de Dezembro a Professora de Francês, Isabel Vale com a colaboração da equipa da Biblioteca Abel Varzim realizou uma exposição de postais de natal. Esta Exposição teve como objetivos motivar os alunos para a pesquisa de elementos relacionados com o Natal, constatar as diferenças existentes entre as tradições Natalícias em Portugal e França, promover a interdisciplinaridade; enriquecer o vocabulário;  exprimir informação sociocultural e divulga-la, motivar os alunos para a aprendizagem da língua francesa e desenvolver o sentido estético e artístico.

Os trabalhos foram realizados por alunos dos 7ºs e 8ºs anos

 

Professora Isabel Vale com a colaboração da equipa da Biblioteca.

Exposição  “Rosa dos Ventos”

 

De 7 a 11 de Dezembro os Professoras de Geografia, Paula Vieira e Vasco Martins e  de História, Anabela Cunha com a colaboração da equipa da Biblioteca Abel Varzim realizaram uma exposição subordinada ao tema Rosa dos Ventos.

Esta Exposição teve como objetivos: promover a criatividade; partilhar os trabalhos desenvolvidos no âmbito das disciplinas; motivar os alunos para as disciplinas; consolidar conhecimentos; promover a interdisciplinaridade; desenvolver a capacidade de orientação de forma lúdica; promover a criatividade.

Os trabalhos foram realizados por alunos dos 5ºs e 7ºs anos.

 

 

Direitos Humanos

 

No dia 11 de Dezembro, no âmbito da comemoração dos direitos humanos, teve lugar  na Biblioteca desta Escola, uma palestra subordinada ao tema "Violência no Namoro e igualdade de géneros", organizada pela equipa da Biblioteca em parceria com o SABEbcl – Biblioteca Municipal de Barcelos. A mesma, destinou-se aos alunos do 9º ano e teve como preletora a Dra. Ana membro da OIKOS. e teve como objetivos consciencializar o público juvenil para a problemática do tema.

 

   

No dia 4 de Dezembro de 2015, a nossa biblioteca recebeu a escritora Sofia Teixeira para o lançamento do seu livro Terras de Ninguém.

Inserido na comemoração do dia do Voluntariado, a escritora falou da sua experiência como voluntária na Guiné – Bissau.

No final os alunos mostraram-se interessados e colocaram diversas questões.

      

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 

O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.

Neste sentido e em parceria com a equipa da Biblioteca Abel Varzim a Professora Lúcia Escrivães, responsavél pelo Ensino Especial, realizou uma exposição de trabalhos dos seus alunos com mensagens que refletiam histórias de vida dos alunos abrangidos pela Educação Especial.

 

Comemoração da Restauração da Independência

De 1 a 4 de Dezembro, comemorou-se na biblioteca da Escola Abel Varzim a restauração da independência. Para esta atividade foram convidados os alunos dos oitavos anos acompanhados pelos professores de História. Da respetiva atividade constou uma exposição e um visionamento de um filme alusivos ao tema.

Esta data relembra a ação de nobres portugueses, que a 1 de Dezembro de 1640, invadiram o Paço Real e aclamaram D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal.

Comemoração do dia de S. Martinho

No âmbito da comemoração do dia de S. Martinho, a equipa da Biblioteca da Escola organizou uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos onde foram exploradas histórias, contos, bandas desenhadas e lendas; memorizadas e reproduzidas poesias, lengalengas, trava-línguas e receitas culunárias.

Participar nesta atividade e diferenciar as experiências, foram estratégias educativas que dispuseram para um enriquecimento cultural e partilha de saberes.

Na vida dos alunos, as tradições desempenham um papel fundamental no processo de socialização e formação da sua identidade cultural, que virão a ser a base para o desenvolvimento da cidadania e responsabilidade social, quando adultos.

 

 

Lançamento do concurso do Logotipo da Biblioteca da Escola Báscia Abel Varzim

A equipa da Biblioteca Abel Varzim organizou um concurso para a criação do Logotipo da Biblioteca. O desenho devia que representar uma imagem que transmitisse uma mensagem que identificasse a nossa Biblioteca. Neste concurso participaram alunos do 3º ciclo  da disciplina de Educação Tecnológica da Professora Sónia Barrias. Esta atividade visou promover a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades da Biblioteca, estimulando e premiando a sua imaginação e capacidade criativa.

E foi este o resultado!

Comemoração do dia de Halloween

 

No dia 30 de Outubro a Biblioteca Escolar da Escola EB 2,3 da Abel Varzim, serviu de palco para a realização de algumas atividades relativas à comemoração do dia de Halloween, nomeadamente uma exposição de trabalhos dos alunos da disciplinas de Inglês onde estavam patentes a história do Dia das Bruxas, tradições, símbolos e significados do Halloween, assim como a origem desta festa.

Como estruturar um trabalho de pesquisa?

 

          Em Outubro a equipa da Biblioteca elaborou um documento que distribuiu pelos alunos do 2º ciclo para dar a conhecer as normas e regras da elaboração de um trabalho promovendo assim a literacia da informação e contribuindo para o sucesso escolar dos alunos.

 pt.scribd.com/doc/309939663/Como-Apresentar-o-Meu-Trabalho-de-Pesquisa

 

Cantinho da Leitura

Lê-se para quê? Por que é necessário ler? São estas as perguntas que primeiro se impõem. Os motivos para ler são muito diversos, certamente tantos quantos os leitores. Desde logo, é necessário ler como forma de divertimento, como simples passatempo, por amor ao livro e à sua natureza sedutora, por outras palavras, pela capacidade que o livro tem de nos despertar sentimentos, de nos emocionar, de nos levar a viajar no tempo e no espaço, para sonharmos com outros mundos e culturas, alimentarmos o nosso imaginário. Ler, ler, ler a vida que outros sonharam (Miguel de Unamuno). E também, neste sentido, André Maurois escreveu que ler é encontrar a vida através dos livros e graças a eles compreendê-la e vivê-la melhor. Um leitor é um sonhador, e ler transforma os sonhos.

Neste sentido, e para comemorar o dia das Bibliotecas foi criado na Biblioteca da Escola Abel Varzim o Cantinho da Leitura, um local  alegre, colorido e aconchegante onde os alunos se podem  reunir para ler, ouvir música, que vai ajudar os alunos a relacionar leitura e prazer.

No passado dia 16 de Outubro de 2015, pelas 9,30 horas. A biblioteca da escola EB 2,3 da Abel Varzim, recebeu o escritor e ilustrador Pedro Seromenho. Foram convidados a participar os alunos do 7º ano.

A intenção do escritor foi a de promover a leitura e a escrita.

Os alunos tiveram contacto com a sua obra e puderam observar ao vivo uma ilustração que no final foi oferecida à escola.

Ainda foi possível a compra de livros autografados.

 

Comemoração da Implantação da República

De 5 a 9 de Outubro, comemorou-se na biblioteca da Escola Abel Varzim a Implantação da República.

Para esta atividade foram convidados os alunos dos sextos e nonos anos acompanhados pelos professores de História.

Da respetiva atividade constou uma exposição e um visionamento de um filme explicando o nascimento da república.

Leitor de Outubro da Biblioteca EB2,3 Abel Varzim

Encontro com o escritor Rui Sousa Basto

 
    No dia 22 de Abril, os alunos das turmas 10º C e G e 11º F da Escola Secundária de Barcelos, acompanhados pelas suas professoras de Português, Adriana Monteiro, Glória Costa e Graça Magalhães, assistiram a uma palestra do escritor barcelense Rui Sousa Basto, dinamizada pela Biblioteca Escolar da escola, no âmbito do Dia Mundial do Livro. 
    Este autor, ainda pouco conhecido do público português, adora a escrita, tendo já publicado, “Contos do Efémero” e “Por um punhado de dólares”, duas coletâneas de micronarrativas e "Labirintos”, um drama poético. 
    O escritor conseguiu divertir e cativar os alunos com a sua boa disposição, humildade e grande sentido de humor. Leu alguns dos seus microcontos, o que despertou o interesse dos alunos que manifestaram vontade de conhecer um pouco mais acerca do escritor. Este deu-lhes a conhecer algumas experiências pessoais no âmbito da criação de textos. 
    Uma vez que os seus textos são pequenos e de fácil interpretação, as suas obras são uma ótima escolha para aqueles que não são grandes adeptos da leitura ou simplesmente têm dificuldade em fazê-lo. 
    É se sublinhar que este género de encontros é uma ótima oportunidade para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e pelo português.
 
    Sofia Vilhena, 11º F 
Livros do autor:

Concurso Nacional de Leitura - Fase Distrital

Aluna Finalista do Agrupamento 

No dia 23 de abril, no Auditório do Parque de Exposições, em Braga, realizou-se a final distrital da 9ª edição do Concurso Nacional de Leitura. O evento foi organizado pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e teve como participantes os alunos selecionados na 1.ª fase do CNL, nas respetivas escolas. 
 
 
A Escola Secundária de Barcelos foi representada pelos alunos do 3º ciclo, Alexandra Pereira Guimarães, 7ºC e Tomás Dinis Barroso Pinheiro, 8ºA. Do ensino secundário participaram: Aurora Maria B. Gomes da Costa, 11ºD; José Sendim Miranda, 12ºC e Juliana Rafaela Senra, 12ºC.
 
 
Em representação da EB2.3 Abel Varzim participaram os seguintes alunos: André Filipe de Jesus, 7ºA; Maria Inês Figueiredo Mendanha, 8ºA; Ana Luísa Figueiredo, 9ºC.
 
 
Todos os alunos responderam a uma prova escrita sobre os livros recomendados para leitura, tendo sido selecionada a aluna Maria Inês Mendanha da EB2.3 Abel Varzim, uma das cinco finalistas do 3ºciclo do distrito de Braga.
 
 
 
Parabéns aos concorrentes do Agrupamento pela sua boa prestação e contributo para a promoção da leitura. 

 

Semana da Leitura do AEB 2015

Entre 16 a 20 de março decorreu a 9ª edição da Semana da Leitura, centrada no tema “Palavras do Mundo” que convidou toda a comunidade educativa à redescoberta da palavra universal e intemporal em contextos e vivências diversificados.     
No sentido de celebrar a leitura num ambiente de festa, à semelhança dos anos anteriores, foram dinamizadas as seguintes atividades: 
Visualização do filme "A maior Flor do Mundo" de José Saramago, destinada aos alunos do 6º e 7ºanos; 
“Palavras do Mundo: leitura e partilha de pequenos textos em várias línguas”, sendo de salientar a colaboração das disciplinas de Português, Inglês, Francês e Espanhol, dando a conhecer textos de autores de renome da literatura internacional. 
 
No último dia, e em forma de encerramento da Semana da Leitura, decorreu o encontro com o escritor António Mota com os alunos do 7ºano. 

A Semana Concelhia da Leitura, de 16 a 20 de Março, foi preenchida com a ida dos alunos de todas as salas do Centro Escolar de Barqueiros à Biblioteca: contar anedotas, recitar poemas, lengalengas, adivinhas e teatro. Também foram contempladas nessa semana todas as escolas do 1º Ciclo do Agrupamento, com a história do livro de Valter Hugo Mãe, “As mais belas coisas do mundo”.

Teatro

Conto "As mais belas coisas do mundo"

As Bibliotecas do Agrupamento agradecem a colaboração de todos os intervenientes.

Xadrez

O 2.º Torneio de Xadrez da Escola Secundária de Barcelos 2014/2015 foi dinamizado pelo professor João Luís, à semelhança do 1º Torneio. Com a realização desta iniciativa pretendíamos atingir um vasto leque de objetivos, entre os quais se destacam: melhorar o desempenho pessoal e escolar dos alunos, como ferramenta educativa; aumentar os níveis de concentração dos alunos, bem como a sua imaginação e criatividade; aumentar o interesse pelas aprendizagens e pela escola; desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e abstrato e dinamizar os tempos livres.
 
Compareceram todos os alunos que se tinham inscrito. Embora participassem menos alunos que no primeiro torneio, ocorreu a inscrição e participação de novos alunos que, anteriormente, nunca tinham participado em torneios de xadrez. 
 
O Coordenador do Clube de Xadrez
João Carlos M. Luís
 

 

1.º Torneio de Sueca

O 1.º torneio de sueca da Escola Secundária de Barcelos realizou-se em 13 de março de 2015. Os participantes consideraram a atividade pedagogicamente relevante, por ter contribuído para aumentar o gosto pela escola, indo de encontro aos seus interesses e motivações. Além disso, consideraram relevante a participação no torneio, a fim de melhorar o seu nível de concentração, permitindo, também, melhor desempenho competitivo. Trata-se do primeiro torneio organizado na escola, esperando-se que a sua divulgação entre os alunos conduza ao aumento significativo das inscrições, em futuras edições. 

Concurso de Poesia 2015

No dia 06 de março decorreu no auditório da Escola Secundária de Barcelos o Concurso de Poesia destinado aos alunos de todo o agrupamento.

Neste concurso participaram 57 alunos do ensino básico, 14 do ensino secundário e 14 professores.

Os alunos realizaram poemas inéditos que foram submetidos a um júri constituído por três elementos: o escritor Rui Basto, a professora Ana Paula Pinto, em representação da Universidade Católica Portuguesa de Braga e o ator Armindo Cerqueira, tendo sido vencedores na Escola Abel Varzim os alunos: Juliana Araújo, do 8ºE, Daniel Ferreira, do 8ºE. Já na Escola Secundária de Barcelos sagraram-se vencedores os alunos: Tiago Neiva, do 7ºA, Gonçalo Miranda, do 8ºA, Sofia Friezas, do 12º I, Manuel Ângelo, do 10º F e Carlos Carpinteiro, do 12º D.

Estes jurados estiveram também presentes no espetáculo de declamação onde, selecionaram os vencedores das melhores declamações, sendo o 1º prémio atribuído a Ana de Jesus do 8ºC, o 2º prémio a Miguel Figueiredo do 8ºC e o 3ºprémio a Alexandra Guimarães do 7ºC, no 3ºciclo. No ensino Secundário foram atribuídos o 1º prémio a Ângela Brochado do 12ºE, o 2º prémio a Tânia Anjo do 10º A e o 3º a Diana Rodrigues do 10ºA. 

Os alunos que obtiveram o 1º prémio nas modalidades de inédito e de declamação representaram o Agrupamento no Concurso Concelhio de Poesia “Pequenos Grandes Poetas”, que se realizou no dia 20 de março pelas 21h no auditório da Câmara Municipal de Barcelos.

Concurso de Poesia 2015 | Poemas Inéditos

1º Prémio EB2.3 Abel Varzim

Palavras do mundo: laços que se criam

 

Temos diferentes formas de nos expressar…

Uns fazem-no melhor que outros,

Alguns cantam, outros falam,

E há até quem grite…

Mas o que é isto com que transmitimos 

O que sentimos?

 

Serão apenas vocábulos, desamparados,

Para se aprofundarem no vazio do mais vazio?

Serão apenas vocábulos, desamparados, vindo do nada mais

Profundo do nada?

 

Não! Estes sons, estas sílabas preenchem espaços vazios,

Atam nós e fazem laços,

São vida, são união, são laços ou nós

Com elas não nos sentimos sós.

 

Palavras servem para alimentar o mundo de esperança……..

Palavras servem para alcançar o que o olhar não alcança,

Palavras são um movimento, uma dança……

 

Unem quem as diz,

Quem as ouve, 

Quem as lê,

Quem as escreve                                                   

 

Neste momento de vai-e-vem,                 

Nesta dança……

 

Juliana Araújo, Nº 13, 8º E

EB 2.3 Abel Varzim

 

1º Prémio Escola Secundária de Barcelos

Laços que se criam

 

Um simples laço de cetim,

Desfaz-se como uma fita,

Mas os laços que se criam,

Têm validade infinita!

 

Um laço é p’ro cabelo,

Ou um papillon pode ser,

Mas o laço mais belo,

Até um cego pode ver!

 

Vou fazer um lacinho,

Mesmo sem perfeição,

Mas é feito com carinho,

E vem do meu coração!

 

Para ensinar meus amigos,

No meu coração a viver,

Vou-lhes atar um lacinho,

Para nenhum se perder!

 

Por mais fortes que fossem os laços,

Todos eles se partiam,

Até descobrir que os mais fortes, 

São os “laços que se criam”! 

 

Tiago João M. Neiva, 7º A

Escola Secundária de Barcelos

 

1º PRÉMIO SECUNDÁRIO

Desafinação

 

As palavras são a dissimulação da expressão,

São o enigma intrínseco do sentir

Sem retorno para ouvir.

 

A melodia surge no vibrar das cordas,

Da aliteração das palavras,

Da concordância da metafísica

Entre a alma e a paixão.

Eu nunca conheço o meio termo

Ou amo ou odeio.

De bipolar não me conoto

Só não consegui ainda achar o meio termo em nada,

Sou tudo ou nada.

Inteiramente racional,

Inteiramente passional,

Extremamente triste,

Extremamente feliz,

Pêndulo oculto sensorial,

De uma verdade intrinsecamente

Inacessível à alma universal.

Sou tudo isto e um pouco mais,

Porque vivo intensamente…

Sou a metade integral das palavras

 

 

E da melodia, quer esta seja lúcida ou translúcida.

Sou o amor por inteiro, e uma parte da disforia disso

Sou sinfonia, mas nunca serei harmonia.

 

Sou cativa da liberdade,

Tranco-me de dentro para fora

Perco-me a qualquer hora

Encontro-me onde a solidão mora.

Sou mais o meu avesso,

Do que as partes que em mim acho que conheço.

Vivo subjugada à liberdade cativa,

À afã intempestiva de uma paixão escondida.

Logo eu, que não tenho paixão nenhuma…

Porque amo tudo e reivindico nada.

 

Que a chuva trespasse o asfalto,

E que no caminho leve as frases soltas que escrevi pelo chão,

Até ao rio da minha solidão.

Quem sabe um dia, por descaso ou ironia

Enxergues em vão à noite, 

No oculto silêncio,

A promessa que fiz ao vento:

Lhe jurei o eterno tormento,

Da minha paixão… 

 

Sofia Friezas, Nº3, 12ºI

Escola Secundária de Barcelos

 

 

Oficina de Escrita 2015

No dia 25 de fevereiro de 2015, entre as 10:10 e as 11:40, na Biblioteca da Escola Secundária de Barcelos, realizou-se a atividade “Oficina de Expressão Poética”, dinamizada pelo jornalista e poeta barcelense Alberto Serra, em articulação com o SABEbcl e a Biblioteca Escolar. 
Esta iniciativa decorreu com a colaboração dos docentes do grupo de Português, tendo como objetivos promover o gosto pela poesia, estimular a criação de textos poéticos inéditos e desenvolver competências de leitura poética.
A atividade teve como participantes 2 alunos de cada uma das turmas do 10ºano. 
 

Semana da Ciência 2014

As Oficinas de Ciência Divertida integraram as iniciativas de dinamização da Semana da Ciência 2014 que decorreu entre 24 a 28 de novembro. 

Estas foram da responsabilidade do grupo de Eletrónica, Físico Química e Matemática e funcionaram como espaços de promoção das ciências, pretendendo ser laboratórios  de ciência ao vivo.

Outra atividade foi a conferência "Efeitos do stress nas doenças degenerativas" proferida pelo professor catedrático e director da licenciatura em Medicina da UMinho, Nuno Sousa.

Esta constituiu um excelente momento de divulgação científica tendo obtido bastante satisfação por parte de todos os intervenientes.

Comemoração da Implantação da República

Tendo decorrido de 6 a 9 de outubro de 2014, consistiu na visualização de um pequeno filme sobre a “Implantação da República”, seguida de uma visita guiada à exposição.

 

À Descoberta da Biblioteca

24-09-2014 10:28

Visualização de uma apresentação PowerPoint sobre as regras de funcionamento da biblioteca e a utilização dos seus recursos.

Há a destacar a forma cívica, empenhada e interessada que os alunos revelaram ao longo de toda a atividade, num clima de agradável convívio entre alunos/alunos e alunos/professores.