AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BARCELOS NA FINAL NACIONAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

09-05-2017 21:15

A aluna Vera Júlia Sá Araújo do 12º ano da Escola Secundária de Barcelos venceu a Final Regional da 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura e será a representante distrital, na categoria do Ensino Secundário, na 3.ª fase do Concurso Nacional de Leitura que terá lugar em Lisboa.

A Final Regional da Comunidade Intermunicipal do Cávado, correspondente à 2ª Fase do concurso, decorreu no dia 5 de maio, em Vila Verde. O Agrupamento de Escolas de Barcelos esteve representado pelos alunos vencedores da 1.ª fase a nível de escola: Íris Araújo Teixeira, Inês Correia de Abreu e Maria da Silva Araújo do 7ºano; Margarida Vasconcelos Pena do 8º ano; Alexandra Pereira Guimarães e Sara Inês Cruz do 9º ano; Luís António Santa Maria Senra do 10ºano; Ana Sofia Ribeiro Borges do 11ºano e Vera Júlia Sá Araújo do 12ºano.

A prova esteve organizada em duas partes. Uma primeira, a Prova Escrita, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Verde, versando sobre duas obras lidas: “A rapariga que sabia ler”, de Frances Hardinge e ”A Ilha do chifre de ouro”, de Álvaro Magalhães para o 3ºCiclo e “ O Livro dos Camaleões”, de José Eduardo Agualusa e “O Menino de Cabul”, de Khaled Hosseini para o Ensino Secundário. A segunda parte, Prova Oral, decorreu no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde, e destinava-se aos cinco finalistas selecionados na prova anterior, consistindo numa Prova de Dramatização (partindo de um objeto disponibilizado e escolhido), numa Prova de Argumentação (subordinada ao tema “Violência no namoro”) e numa Prova de Leitura Expressiva (baseada num poema sorteado).

Todos os alunos foram dignos representantes, competindo com cerca de uma centena de jovens desta região do distrito, todos eles reconhecidos pelo júri, composto pelos escritores João Lobo e Maria do Céu Nogueira e do bibliotecário municipal, Tiago Lopes.

Parabéns a todos os alunos por todo o trabalho de preparação e pela sua alegre e empenhada participação nesta marcante experiência.

Vera Júlia Sá Araújo, aluna da Escola Secundária de Barcelos, representante distrital (Ensino Secundário) na Fase Final do Concurso Nacional de Leitura