AS TIC NA ESCOLA – O FUTURO

22-01-2016 13:47

AS TIC NA ESCOLA – O FUTURO

O Grupo de Informática irá promover no dia 5 de fevereiro de 2016, pelas 21 horas, uma sessão de palestras com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade educativa para a evolução dos média no âmbito do ensino aprendizagem e como as várias ferramentas colaborativas podem auxiliar professores, pais e alunos. A escola e este grupo em particular pretendem apresentar a toda a comunidade educativa uma resposta inventiva na descoberta de estratégias inovadoras. Não menos importante, gostaríamos de apresentar um conjunto de estratégias educativas que passa pelo recurso às novas tecnologias, incluindo a sua utilização online de forma segura.

No que respeita às ferramentas de ensino/aprendizagem, a oradora Ádila Faria abordará o tema “Narrativas Digitais”, e o orador Paulo Faria abordará o tema “A multiplicação de ecrãs e o mobile learning”, que constituem uma problemática e um grande desafio na dinamização da Biblioteca Escolar, no ensino do Português e das línguas em geral.

Participará ainda o orador Carlos Pinheiro com o tema “Gamificação”. Gamificação é um conceito emergente, que deriva directamente da popularização e popularidade dos jogos, e das suas capacidades intrínsecas de motivar a ação, resolver problemas e potencializar aprendizagens nas mais diversas áreas de conhecimento e da vida dos indivíduos.

Quanto ao tema da segurança online, o Grupo de Informática convidou a estar presente o fundador do Projecto Miúdos Seguros na Net, Tito de Morais, que irá apresentar a temática “12 aspetos a considerar na vida online”.

Todos os oradores convidados, no final da sua apresentação, irão proporcionar um debate sobre os diferentes temas, clarificando dúvidas e discutindo sugestões junto da comunidade escolar.

Dada a proliferação das tecnologias e a importância que elas assumem nas mais diversas áreas e ainda a grande propagação das redes sociais, convida-se os professores, alunos e pais, a assistirem ao evento para que todos possam acompanhar com clareza, lucidez e segurança todos estes progressos recentes.

Barcelos, 02 de dezembro de 2015