Regras de utilização dos diferentes espaços

Empréstimo domiciliário

• Poderão ser requisitadas para leitura domiciliária todos os documentos exceto os que se seguem: enciclopédias, dicionários, guias, códigos de leis, periódicos, CDs/DVDs-ROM, DVDs, CDs, obras raras ou de luxo e obras em mau estado de conservação, no caso de existir um só exemplar.

• Os empréstimos domiciliários são feitos informaticamente através do número interno inscrito no cartão do aluno. O leitor recebe um pequeno recibo que lhe permitirá renovar/entregar o documento na data fixada.
  • Cada utilizador pode requisitar no máximo 3 documentos em simultâneo.
  • Os documentos requisitados deverão ser entregues no prazo estipulado para tal.
  • A requisição pode ser renovada caso os documentos não se encontrem em pedido de reserva.
  • O prazo de empréstimo domiciliário é de 10 dias para todos os documentos.

Multimédia

• A utilização de equipamento informático obedece a marcação prévia no balcão.
  • A não comparência do requisitante até 10 minutos depois do toque torna nula a reserva, permitindo a utilização do equipamento por parte de outro interessado.
  • O período de permanência e utilização dos computadores é de 45 minutos, salvo nos casos em que não se verifiquem mais reservas, podendo continuar a sua atividade por mais tempo.
  • Só é permitido um utilizador e um acompanhante, por computador.
  • Só é permitido o uso deste equipamento para a elaboração de trabalhos/pesquisas curriculares e extracurriculares.
  • É expressamente interdito o uso deste equipamento para jogos, chats de conversação e navegação em sites pouco adequados.
  • A Equipa da Biblioteca reserva-se o direito de tomar atitudes necessárias para garantir o bom funcionamento do serviço.

Audiovisuais

• Os vídeos, CDs e DVDs devem ser requisitados no balcão.
  • É permitido a permanência de apenas oito alunos no posto de vídeo mediante a audição através de auscultadores.
  • O período de permanência neste serviço é de 45 minutos, salvo nos casos em que não se verifiquem mais reservas.
  • Quaisquer dificuldade ou irregularidade detetada durante a utilização dos sistemas audiovisuais deve ser imediatamente comunicada aos responsáveis da BE/CRE.

Requisição do espaço

• As instalações da Biblioteca apenas poderão ser requisitadas quando as atividades a desenvolver não possam ser realizadas nas salas de aulas e tenham de decorrer com recurso a materiais e documentos específicos do Centro de Recursos.
  • A requisição terá de ser afetuada pelo professor responsável, com pelo menos 48h de antecedência, mediante o preenchimento de uma ficha existente para o efeito na Biblioteca.